-
Arquitetos: ColectivArquitectura; ColectivArquitectura, Vera Martins Alves e Cristóvão Fonseca Ferreira
- Área: 495 m²
- Ano: 2012
Dos arquitetos: Tendo como ponto de partida um espaço com cerca de 500 m² situado no 9° pavimento de um edifício de escritórios em Lisboa, inaugurado em 1970 e originalmente projetado para sede da Philips pelo Arq. Fernando Silva, a intervenção deste projeto é criar a sede para a filial portuguesa da agência de publicidade TBWA.
O programa tinha como imposição uma intervenção de baixo custo acrescida da necessidade de ser executada num curto espaço de tempo, sem desvirtuar o conceito “disruption”, referência da TBWA. Optou-se assim por tirar partido da estrutura pré-existente, retomando o conceito original de funcionamento em open space, deixando expostas as sequências contínuas dos vãos, resguardando apenas as áreas dedicadas ao departamento financeiro e à sala de reuniões.
Os materiais utilizados para os revestimentos, como o autonivelante utilizado no piso ou o revestimento a celulose aplicado no forro, funcionam como uma pele, que de forma quase monocromática atribuem ao espaço um aspecto despojado.
Como contraponto, dois elementos em madeira, com apenas um tratamento residual, pontuam o espaço, agindo como filtros visuais. Um na área de chegada, resguardando a mesa comum de trabalho, e o outro numa área de maior recolhimento, protegendo uma área de sofás destinados a reuniões informais. Existe ainda, disperso pelo espaço, um conjunto de blocos em madeira maciça que funcionam como bancos ou apoio de equipamentos.
Na escolha de materiais e equipamento, privilegiou-se os produzidos nacionalmente e, em complemento, foram projetados sofás de encosto alto, que têm como função criar uma área alternativa de reunião ou trabalho mais resguardada e privada, contrastando com a horizontalidade e dimensões extraordinárias da mesa onde podem trabalhar até 36 pessoas ao mesmo tempo. Foi ainda criada uma terceira zona, com uma longa mesa corrida, em madeira maciça, onde é possível reunir pequenos grupos de trabalho.
Assista ao vídeo abaixo dirigido por Miguel Coimbra que mostra três projetos do ColectivArquitectura: Casa Aroeira III, Casa Porto Côvo e o Escritório TBWA\LISBOA. As fotografias mostradas no vídeo são de Fernando Guerra | FG+SG.